#JuntosporMinas chega para fortalecer o Estado

Coberturas especiais do DIÁRIO DO COMÉRCIO, como a da reforma da previdência do Estado, que vem sendo acompanhada passo a passo pelo jornal, agora farão parte de um projeto muito maior: o #JuntosporMinas.

Lançada hoje, a iniciativa contempla uma landing page com conteúdos que abarcam temas essenciais para o fortalecimento do Estado. Além disso, novos formatos, como lives e podcasts, ajudarão a contar as histórias e os números de Minas Gerais.

De acordo com a presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls, essa nova etapa se baseia na visão de que o jornal pode jogar luz em momentos de crise e incertezas econômicas, oferecendo boas referências e orientações aos leitores em períodos tão complexos como o vivido atualmente.

“A inspiração veio a partir do #JuntospelasEmpresasdeMinas, que foi um projeto lançado no início da pandemia do Covid-19. Diante dele, entendemos que poderia ser feito um movimento maior, que não fosse somente pelas empresas, e criamos o #JuntosporMinas”, revela.

Embora as duas iniciativas sigam os mesmos princípios, de evidenciar e discutir temas relevantes para a retomada do protagonismo mineiro, o novo projeto pretende municiar de informações políticos, lideranças, formadores de opinião, academia e sociedade, gerando análises e reflexões de suma importância para o presente e o futuro.

“Vamos produzir conteúdos multiplataforma alinhados ao direcionamento do jornal, que é oferecer um jornalismo propositivo. O DIÁRIO DO COMÉRCIO está se apropriando de ser um instrumento articulador de conteúdos essenciais”, afirma Adriana Muls.

Temas diversos – Em evidência no momento, a reforma da previdência, que, segundo expectativas do Estado, deverá ser votada ainda em agosto, é um dos temas de abertura do projeto, compondo o “Reformas por Minas”.

No entanto, lembra Adriana Muls, o #JuntosporMinas irá acontecendo no dia a dia, de acordo com o que há de mais importante e necessário discutir em cada época. Assim, vários segmentos econômicos e temas diversificados entrarão em pauta.

“Falaremos sobre tudo aquilo que entendermos como essencial para o fortalecimento de Minas Gerais e a retomada do protagonismo mineiro. Se for para discutir educação, inovação, tecnologia, discutiremos. A ideia é seguir esse objetivo de contribuir com o fortalecimento do Estado por meio de um jornalismo propositivo, seguindo as diretrizes do capitalismo consciente”, pontua.

Causas significativas – Consultora e pós-doutora em comunicação, Lorena Tárcia destaca que o DIÁRIO DO COMÉRCIO é pensado em um ecossistema de relacionamento e conhecimento em torno de causas significativas. “O DIÁRIO DO COMÉRCIO tem uma importância histórica como mediador da economia mineira”, afirma.

De acordo com ela, o DC leva em conta cinco eixos de atuação: conexões, conhecimento, inovação, narrativas e negócios. O #JuntosporMinas abrange todos eles, desde a sua própria estrutura, como plataforma de conexão de pessoas e empresas, passando pela inovação na forma e no conteúdo, até o pensamento no ambiente de negócios e no bem do Estado.

Outro ponto importante ressaltado por Lorena Tárcia diz respeito à própria comunicação em si. A consultora lembra que muitas das soluções para empresas da área são de organizações de fora do País. “O DIÁRIO DO COMÉRCIO se coloca como mediador para pensar a comunicação de Minas para Minas, projetando Minas para fora do Estado”, salienta.